sexta-feira, 13 de julho de 2007

Novo olhar para o mundo

O nosso tema sobre Ciência Tecnologia Educação e Sociedade nos faz refletir profundamente sobre nossa responsabilidade como individuos sem termos que SER individuais; por fazer parte de um contexto universal onde as mudanças e transformações são cada vez mais aceleradas.
Penso que para estar atento e interagindo com estas mudanças baseado na temática aqui discutida sobre cosmovisão, devemos pensar principalmente e primeiro no que podemos mudar internamente.
A começar pela questão na qual Edgar Morin cita no seu livro Cabeça Bem feita de que precisamos "repensar a reforma e reformar o pensamento" pois vivemos num universo de incerteza, o autor se refere as incertezas cognitivas e incertezas históricas .
Porisso na aula de hoje onde a Professora Maria Helena Bonilla nos traz para reflexão sobre tão precioso assunto podemos e devemos refletir o nosso posicionamento no mundo;
Devemos estar atentos para os seguintes pensamentos:
" Se não esperas o inesperado , não o encontrarás" - Heráclito
" É muito difícil ter pensamentos nobres quando se está preocupado basicamente em ganhar a vida" Jean -Jacques Rousseau.
Tudo começa no individuo e na sua mobilização e capacidade para aprender e ensinar no mundo.

4 comentários:

Sheyla Haun disse...

Neusinha vc é um exemplo vivo de transformação e mudança com caráter evolutivo e crescente. Experimentar a experiência deste mestrado num momento em que outras pessoas vivem acomodadas e plantadas é um incentivo a cada um de nós e a vivenciação de uma transformação linda e muito benéfica para cada um que convive com vc. Parabéns!!
Bj

Blog do PSB/Itambé disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do PSB/Itambé disse...

Neuzinha
Que beleza o seu blog, adorei a parte onde falas de coração aberto.
Espero que possamos interagir bastante para construção do mundo com mais responsabilidae social. A educação áinda é o meio mais eficaz para que isto se torne real.
Somos as provas vivas disso.
uM BEIJO

AMANDA disse...

Neusa, sou suspeita pra comentar sobre vc... Sabe que sou sua fã.Seu comentário está muito interessante especialmente quando vc trata da reforma de pensamento, difundida por Morin e, por muitas vezes, banalizada pelos educadores em discursos vazios... O caminho é esse mesmo, é o da trasformação interior,já q além de sociedade da informação, costumo dizer que esse eh o momento do autoconhecimento... Luz e muitas flores para vc. Adorei seu blog!